Universidade Federal de Santa Catarina / CFH / Dep. de Antropologia / CURSO DE MUSEOLOGIA
AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS – ANT
Semestre: 2011/1 - Horário: 514204 - Sala - CFH324
Professor: Rafael Victorino Devos
Ementa:
Conceito de Cultura. Conceitos de museu e museologia. Conceito de Educação. Teoria e prática da ação educativa em museus. Museus, educação e patrimônio: desafios contemporâneos. Antecedentes históricos da relação entre educação e museu. Ações educativas nos museus e correntes pedagógicas Os museus e o ensino das artes, dos ofícios e das ciências. Museu, educação e cidadania: o compromisso social. A relação museus-comunidade e ambiente escolar.
Metodologia e avaliação: o curso consistirá em aulas expositivas e dialogadas sobre os conceitos propostos, intercaladas com exercícios práticos em sala de aula e visitas a instituições e exposições. A avaliação será feita com base na participação dos alunos em atividades em sala de aula (trabalhos em grupo) e através de um trabalho final que consiste em um projeto de ação cultural ou educativa voltado para espaços culturais a serem escolhidos, a partir do qual o aluno deve problematizar algumas das questões debatidas no curso. Estão previstas também palestras e outras atividades com profissionais da área da museologia.
Bibliografia Básica:
BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. O amor pela arte - os museus de arte na europa e seu público. São Paulo: EDUSP/ Porto Alegre: Zouk, 2007.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 1998.
POSSAMAI, Zita Rosane. Leituras da Cidade. Porto Alegre: EVANGRAF/UFRGS, 2010.
LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (orgs.) Museu, educação e cultura : encontro de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005.
MUSAS Revista Brasileira de Museus e Museologia. N.3, 2007. IPHAN/DEMU
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PROGRAMA DOS ENCONTROS com bibliografia complementar:
Obs: Sujeito a alterações conforme agenda de atividades culturais
Encontro 1 – Apresentação do Programa e da proposta da disciplina – 17/03
Encontro 2 – 24/03
Cultura e Educação
FONSECA, Cláudia. Antropologia, educação e cidadania. 8p. http://www.geempa.org.br/files/antropologia.pdf
FERRARI, Márcio. Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social/ Relação homem-ambiente/O papel do adulto/ Biografia e contexto histórico. Revista Escola, São Paulo: Abril, 2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml?page=0
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Capítulo 1 “Uma aventura intelectual”. P:15-30. Disponível em: http://tupykurumin.110mb.com/o_mestre_ignorante.pdf
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Encontro 3 – 31/03
Museus, Cultura e Educação
LEITE, Maria Isabel. “Museus de Arte: Espaços de Educação e Cultura.” In LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (orgs.) Museu, educação e cultura : encontro de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005. P 19-54
LEITE, Maria Isabel. Crianças, velhos e museu: memória e descoberta. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 68, Apr. 2006 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100006&lng=en&nrm=iso
BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. O amor pela arte - os museus de arte na europa e seu público. São Paulo: EDUSP/ Porto Alegre: Zouk, 2007. "o ar do tempo" p.17-22, "procedimentos de pesquisa" p.23-36, "obras culturais e disposição culta" 68-112, "conclusões" 162-169 "apêndice 1 - questionários utilizados e métodos de sondagem" p173-189.
O Pixo na 29a Bienal de Artes de SP
Curadoria - Algumas Reflexões sobre a 29ª Bienal
Encontro 4 – 07/04
Visita ao Museu Victor Meirelles
Conversa com profissionais do Museu – Ação Educativa, Ação Cultural, Visita a exposições
Leitura:
MUSEU VICTOR MEIRELLES – Dossiê educativo
Encontro 5 – 14/04
Museus, Cultura e Educação
KUPER, Adam. Cultura – a visão dos antropólogos. Bauru, SP. EDUSC, 2002.
Introdução. Pp 21-42
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 1998. Cap. 3 "Artistas, intermediários e público: inovar ou democratizar". p. 99-158
VIDAL, Lux. Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque. Disponível no site do Iepé: http://www.institutoiepe.org.br/media/artigos/doc5.pdf
Encontro 6 – 28/04
Visita ao Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Conversa com profissionais do Museu – Ação Educativa
Leitura:
Encontro 7 – 05/05
Mediadores ou Monitores? Artes Visuais
MACHADO, Adriana de Almeida. O seu olhar melhora o meu: o processo de monitoria em exposições itinerantes. In LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (orgs.) Museu, educação e cultura : encontro de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005. P 93-116.
MUNIAGURRIA , Lorena Avellar. Ações culturais e a diversidade: estudo sobre ações de mediação em exposições de arte visuais voltadas ao “público leigo”. Rev. Eletrônica Portas, n.0, p.15-31, jun.2007.
OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes. Arte coletiva: um problema para arte-educadores? MUSAS Revista Brasileira de Museus e Museologia. N.3, 2007. IPHAN/DEMU. P.43-49
AIDAR, Gabriela. Perspectivas da formação de educadores sociais para a educação em museus. (Pinacoteca de SP). Revista MUSEU, 2008. Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/18demaio/artigos.asp?id=16495
BEMVENUTI, Alice. Museu para todos: o papel da ação educativa como mediadora cultural. Anais do ANPAP, 2007. http://www.anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/062.pdf
Encontro 8 – 12/05
Mediadores ou Monitores? Museu, Cultura, Ciência e História
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. “A Noção de obstáculo epistemológico”. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. P 11-20
REDDIG, Amalhense Baesso e LEITE, Maria Isabel. O lugar da infância nos museus. MUSAS Revista Brasileira de Museus e Museologia. N.3, 2007. IPHAN/DEMU. p. 33 a 41.
MATTOS, Yára. O Museu da Inconfidência como sistema de meios para o ensino de história. Revista de Educação Pública, V.09 Nº 016 Jun/Dez – 2000. Cuiabá, UFMT.
NASCIMENTO, S. S. O corpo humano em exposição: promover mediações sócio-culturais em um museu de ciências. Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência. In: Mediação em Museus e Centros de Ciência.. 1 ed. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, 2008, p. 11 – 21.
NASCIMENTO, S. S. et al. Diferentes níveis de interatividade entre grupos familiares e grupos escolares e objetos de exposição na Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte: estudos de casos no borboletário. Anais do VIII Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG. Belo Horizonte: Napq, 2003.
Encontro 9 – 20/05
Semana dos Museus
Ciclo de Filmes Memória e Museus – Auditório do Museu Universitário Osvaldo Cabral
Museus do Rio
Pesquisa e documentação de museus do Estado do Rio de Janeiro
Direção: Regina Abreu
Realização: UNIRIO e IMAGINE, RJ, 2010.
Documentários:
• "Entre telas, monumentos e paisagens: Niterói e seus Museus" - 40min
Museu de Arte Contemporânea / Casa de Oliveira Viana / Museu de Arqueologia de Itaipu / Museu do Ingá / Solar do Jambeiro / Museu Antônio Parreiros
• "Vestígios diversos em tempos vários: Museus na Costa do Sol - 20 min
Museu Arqueológico de Araruama / Museu do Surf / Museu da Arte Religiosa
Encontro 10 – 26/05
Viagem de Estudos
Visita ao Museu de Paranaguá – PR
Encontro 11 – 02/06
Ações culturais – Patrimônio Imaterial I – Salvaguarda
Os sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois: a trajetória da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Brasília: IPHAN, 2006. 36 p. : il.
Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br/pdf/Patrimonio_Imaterial/Salvaguarda/SalvaguardaPatrimonioImaterial.pdf
GALLOIS, Dominique Tilkin. Patrimônio Cultural e Imaterial dos Povos Indígenas. Exemplos no Amapá e Norte do Pará. Iepé, 2006. 58-63, 72-81. Disponível para Download em: http://www.institutoiepe.org.br/infoteca/livros/70.html
CARVALHO, José Jorge de. Metamorfose das Tradições Performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria de entretenimento. In: Celebrações e saberes da cultura popular : pesquisa, inventário, crítica, perspectivas. Rio de Janeiro: Funarte, 2004. (Encontros e estudos ; 5). P64-83. Disponível em:
Exemplos de registros de Patrimônio Imaterial:
disponíveis em: http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=99
# Círio de Nossa Senhora de Nazaré
# Samba de Roda no Recôncavo Baiano
# Samba do Rio de Janeiro
# Kusiwa- linguagem e arte gráfica Wajãpi
# Ofício das baianas de acarajé
Encontro 12 – 09/06
Ações culturais – Patrimônio Imaterial II – Cultura Popular / Folclore
WALDECK, Guacira. Objetos naturalmente indicados para esse lugar. Anais do Seminário Circuitos da Cultura Popular. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS, 2010. p/163-184.
VIANNA, Letícia. Patrimônio Imaterial: legislação e inventários culturais. A experiência do Projeto Celebração de Saberes da Cultura Popular. In. Celebrações e saberes da cultura popular : pesquisa, inventário, crítica, perspectivas. Rio de Janeiro: Funarte, 2004. (Encontros e estudos ; 5). P. 14-24. Disponível em:
OLIVEIRA, Vânia de; DODEBEL, Vera. Patrimonialização e musealização: a arte efêmera de Efigênia Rolim e Hélio Leites. 2007. Texto apresentado no 31º Encontro Anual da ANPOCS, realizado em Caxambu, MG, de 22 a 26 de outubro de 2007. ST 6: Coleções, museus e patrimônios. Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br/pdf/oliveiraDodebei.pdf
TELLES, Lucila Silva. A Ação Educativa no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. In: Textos escolhidos de cultura e arte populares. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Artes, v. 3, n. 1, p. 169-176, 2006. Disponível em:
Encontro 13 – 16/06
Ações Culturais – Percursos Urbanos 1
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 1- Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2001. “A fala dos passos perdidos” e “Míticas: aquilo que faz andar” p 176-192.
MEIRA, Ana Maria. Corrupio, palavra e imagem: a Cidade das Crianças entre passos no Centro da Cidade. In: POSSAMAI, Zita Rosane. Leituras da Cidade. Porto Alegre: EVANGRAF/UFRGS, 2010. P. 199-208
BEMVENUTI, Alice; MENEZES, Naida. Personagens do Centro de Porto Alegre. In: POSSAMAI, Zita Rosane. Leituras da Cidade. Porto Alegre: EVANGRAF/UFRGS, 2010. P 237-256
Encontro 14 – 23/06
Ações Culturais – Percursos Urbanos 2
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. “A Musealização em São Paulo: os caminhos interpretativos da cidade.” In EXPEDIÇÃO São Paulo 450 anos : uma viagem por dentro da metrópole. São Paulo (SP) : Secretaria Municipal da Cultura, 2004. P. 24-32
MAGNANI, J. G. C. “Expedição São Paulo 450 anos: uma viagem por dentro da cidade.” In EXPEDIÇÃO São Paulo 450 anos : uma viagem por dentro da metrópole. São Paulo (SP) : Secretaria Municipal da Cultura, 2004. P. 33-35.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. “As expedições no cenário museal.” In EXPEDIÇÃO São Paulo 450 anos : uma viagem por dentro da metrópole. São Paulo (SP) : Secretaria Municipal da Cultura, 2004. P. 36-47.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. “O cotidiano da Expedição São Paulo 450 anos.” In EXPEDIÇÃO São Paulo 450 anos : uma viagem por dentro da metrópole. São Paulo (SP) : Secretaria Municipal da Cultura, 2004. P. 54-59.
Encontro 15 – 30/06
Acessibilidade
COHEN, Regina e DUARTE, Cristiane Rose. Museu, cultura e identidade: uma perspectiva da acessibilidade de pessoas com deficiência aos museus tombados pelo patrimônio. Anais do 2o. Seminário Museografia e Arquitetura de Museus, UFRJ, 2010. http://www.arqmuseus.com.br/anais-seminario_2010/eixo_ii/P2_Artigo_Regina_Cohen_e_Duarte.html
RIBEIRO, Marina Byrro. Desafios da arquitetura de museus adaptada ao meio ambiente. Anais do 2o. Seminário Museografia e Arquitetura de Museus, UFRJ, 2010. http://www.arqmuseus.com.br/anais-seminario_2010/eixo_iii/P3_Artigo_Marina_Byrro.html
NUNES, Ana Luiza Ruschel. Panorama da pesquisa em artes visuais em inter-relação com a inclusão. In MENDES, G. M. L. e SILVA, M.C.R.F. (org.) Educação, arte e inclusão: trajetórias de pesquisa. Florianópolis: UDESC, 2009. P.85-107
Nenhum comentário:
Postar um comentário