Adoráveis pessoas “de quinta”... Então, durante uma das provocações lançada na última aula (14.04) o tema foi a Dança da Ratoeira, como sendo “algo da Ilha” uma característica nossa e que estava esquecida. Pois bem, o Museu Histórico de Santa Catarina (Quem???), localizado no Palácio Cruz e Sousa (agora lembrei!!!) estará promovendo uma apresentação da tradicional dança.
Os detalhes estão abaixo.
Outra provocação está no sentido de que quem organizou foi o grupo da terceira idade do Bairro Caeira... Será que cabe a nós reformular a dança para atrair um novo olhar, a visão das crianças e do público jovem? Será isso a perda da tradição e a construção de uma nova? Será que apenas encenar é educar? Vamos pensar nisso e aproveitem o evento...
Tradição açoriana resiste no Caeira “ Dança da Ratoeira”
"Meu galho de malva, meu manjericão, dá três pancadinhas no meu coração"... Há mais de 30 anos, era muito difícil que alguém nascido e criado em Florianópolis não ouvisse versinhos como esses, cantados na Dança da Ratoeira, numa ciranda. Esta é uma das tradições açorianas que resiste na Ilha de Santa Catarina.
Os versinhos eram endereçados a alguém da roda. Podiam ser declarações de amor, de amizade, de paixão, de gratidão, mas também podiam ser declarações sarcásticas ou irônicas entre rivais presentes na dança.
Com incentivo do Projeto Patrimônio Caeira, esta manifestação cultural foi retomada pelo Grupo Alegria da Terceira Idade da comunidade do Caeira do Saco dos Limões.
No próximo dia 19 de abril (terça-feira), o Grupo Alegria voltará a apresentá-la. Haverá uma breve explicação do que foi como e onde se dançava a Ratoeira e de que modo permaneceu naquele bairro. O evento ocorre a partir das 18 horas, no Jardim do Palácio Cruz e Sousa - Museu Histórico de Santa Catarina.
A organização do evento está por conta do Projeto, que acompanha as manifestações culturais da comunidade desde agosto de 2010. O Projeto Patrimônio Caeira possui patrocínio cultural da Fundação Catarinense de Cultura, através do Edital Elizabeth Anderle, e busca registrar a memória cultural da comunidade, através de fotografias, textos, encenações e material virtual. A Dança da Ratoeira é, com certeza, uma tradição cultural que não merece ser esquecida.
O quê: Apresentação da Dança da Ratoeira do Caeira.
Quando: Dia 19 de abril (terça-feira), às 18 horas.
Quanto: Gratuito.
Onde: Jardim do Palácio Cruz e Sousa - Museu Histórico de Santa Catarina.
Obs: (se chover será transferido para o interior do museu)
Fonte de pesquisa: Release do MHSC
Olha só, é disso mesmo que falamos, a ratoeira está na sala de aula, no museu e na mídia, gente! Como foi que isso aconteceu?
ResponderExcluirÉ acho que alguem por meio de telepatia ouviu nossa discussão em sala de aula e resolveu reerguer nossa cultura cada vez mais defasada.
ResponderExcluirQuando recebi o e-mail, realmente levei um susto. Hehe, porém, muito válido. Agora quem puder tem que ir lá prestigiar o evento e provacá-lo ainda mais.
ResponderExcluir